Brasileiros no Exterior Impulsionam Exportação de Frutas
Recentemente, a saudade da terra natal tem servido como um impulso importante para a exportação de frutas brasileiras. De acordo com especialistas do setor de fruticultura, o chamado “mercado da saudade” tem sido uma porta de entrada para que consumidores estrangeiros tenham acesso aos produtos típicos do Brasil.
O diretor de Exportação da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) na Bahia, Rodolfo Moreno, destaca a importância desse mercado, afirmando que ele tem incentivado a exportação de produtos regionais brasileiros para outros países, como o flocão de milho, cerveja de umbu e azeite de licuri.
Aproveitando a presença crescente de brasileiros em Portugal, as cooperativas da Bahia enviaram um contêiner com 12 toneladas de produtos da agricultura familiar para o país europeu. A expectativa é enviar mais cinco remessas até o final do ano, explorando a demanda por produtos brasileiros.
Esta iniciativa acontece em meio à realização da primeira versão brasileira do evento internacional Fruit Attraction, que tem como objetivo promover a comercialização de frutas e legumes. O evento é organizado pela Ifema Madrid e pela Fiera Milano Brasil e tem a presença de representantes de oito estados brasileiros.
Em um contexto de expansão do setor, as exportações de frutas do Brasil ultrapassaram US$1,2 bilhão no ano passado, um aumento de 26,73% em relação ao ano anterior. A manga, o melão e o limão lideram as vendas, com destinos principais na União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e Canadá.
O desafio agora é apresentar essas frutas a consumidores e importadores estrangeiros, ensinando sobre maturação e manuseio. Além disso, os custos de frete aéreo têm sido um obstáculo, dificultando a popularização de frutas como o mamão.
Para Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, o Brasil tem potencial para expandir seu mercado de frutas, especialmente com o apoio do governo. Ela destaca a necessidade de abrir novos mercados, como China e Índia, e de melhorar a logística interna.
Daniela Meireles, executiva da empresa paraense 100% Amazônia, ressalta a importância dos brasileiros no exterior na promoção dos produtos locais. Ela destaca o sucesso do açaí, cupuaçu e buriti, produtos que têm conquistado consumidores em diversos países.
No cenário internacional, o Brasil busca expandir sua presença como exportador de frutas e se consolidar como um polo internacional nesse setor. Com o potencial produtivo do país e a demanda crescente no exterior, a perspectiva é de um crescimento significativo nas exportações de frutas nos próximos anos.