Mercado da Saudade impulsiona exportação de frutas brasileiras para países estrangeiros, revela evento em São Paulo




Brasileiros no Exterior Impulsionam Exportação de Frutas

Brasileiros no Exterior Impulsionam Exportação de Frutas

Recentemente, a saudade da terra natal tem servido como um impulso importante para a exportação de frutas brasileiras. De acordo com especialistas do setor de fruticultura, o chamado “mercado da saudade” tem sido uma porta de entrada para que consumidores estrangeiros tenham acesso aos produtos típicos do Brasil.

O diretor de Exportação da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) na Bahia, Rodolfo Moreno, destaca a importância desse mercado, afirmando que ele tem incentivado a exportação de produtos regionais brasileiros para outros países, como o flocão de milho, cerveja de umbu e azeite de licuri.

Aproveitando a presença crescente de brasileiros em Portugal, as cooperativas da Bahia enviaram um contêiner com 12 toneladas de produtos da agricultura familiar para o país europeu. A expectativa é enviar mais cinco remessas até o final do ano, explorando a demanda por produtos brasileiros.

Esta iniciativa acontece em meio à realização da primeira versão brasileira do evento internacional Fruit Attraction, que tem como objetivo promover a comercialização de frutas e legumes. O evento é organizado pela Ifema Madrid e pela Fiera Milano Brasil e tem a presença de representantes de oito estados brasileiros.

Em um contexto de expansão do setor, as exportações de frutas do Brasil ultrapassaram US$1,2 bilhão no ano passado, um aumento de 26,73% em relação ao ano anterior. A manga, o melão e o limão lideram as vendas, com destinos principais na União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e Canadá.

O desafio agora é apresentar essas frutas a consumidores e importadores estrangeiros, ensinando sobre maturação e manuseio. Além disso, os custos de frete aéreo têm sido um obstáculo, dificultando a popularização de frutas como o mamão.

Para Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, o Brasil tem potencial para expandir seu mercado de frutas, especialmente com o apoio do governo. Ela destaca a necessidade de abrir novos mercados, como China e Índia, e de melhorar a logística interna.

Daniela Meireles, executiva da empresa paraense 100% Amazônia, ressalta a importância dos brasileiros no exterior na promoção dos produtos locais. Ela destaca o sucesso do açaí, cupuaçu e buriti, produtos que têm conquistado consumidores em diversos países.

No cenário internacional, o Brasil busca expandir sua presença como exportador de frutas e se consolidar como um polo internacional nesse setor. Com o potencial produtivo do país e a demanda crescente no exterior, a perspectiva é de um crescimento significativo nas exportações de frutas nos próximos anos.

Publicado por: Redação Jornalística


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