Papa Francisco pede respeito aos civis em áreas de conflito e chama as guerras de “desastre para os povos”.





VATICANO (Reuters) – O papa Francisco pediu neste domingo respeito aos civis em áreas de conflito e disse que as pessoas estão cansadas das guerras, que ele chamou de “desastre para os povos e uma derrota para a humanidade”.

Após a oração semanal do Angelus na praça de São Pedro, o papa disse que a ajuda humanitária deve poder fluir em Mianmar e que a população deve ser respeitada também no Médio Oriente, atingido pela guerra entre Israel e o Hamas. Ele também mencionou o sofrimento das pessoas na Ucrânia.

Os militares de Mianmar, que derrubaram um governo eleito em 2021, têm batalhado contra uma aliança de exércitos de minorias étnicas que lutam para acabar com o controle das suas regiões desde o final de outubro.


VATICANO (Reuters) – O papa Francisco fez um apelo comovente neste domingo, durante a oração semanal do Angelus na praça de São Pedro, pedindo respeito aos civis em áreas de conflito e enfatizando que as pessoas estão cansadas das guerras, que ele descreveu como um “desastre para os povos e uma derrota para a humanidade”.

Em meio aos recentes conflitos no Médio Oriente entre Israel e o Hamas, o pontífice fez questão de mencionar a importância da ajuda humanitária fluir em Mianmar, onde os militares têm enfrentado uma aliança de exércitos de minorias étnicas desde outubro do ano passado, quando derrubaram um governo eleito.

Durante sua fala, o papa também expressou sua preocupação com o sofrimento das pessoas na Ucrânia, em meio à guerra e instabilidade na região.

O apelo do papa Francisco é mais um sinal do clamor mundial por paz e respeito aos direitos humanos em meio a conflitos que têm assolado várias regiões do planeta. A mensagem do líder religioso ressoa em meio a um contexto de tensão e sofrimento, reforçando a importância do diálogo e da cooperação internacional para a resolução pacífica de disputas e o respeito à vida e à dignidade humana.

Com sua autoridade moral e influência global, o papa Francisco se coloca como uma voz ativa na defesa da paz e dos direitos humanos, inspirando esperança e instando à ação para a promoção de um mundo mais justo e pacífico.

Através de suas palavras, o pontífice busca sensibilizar e mobilizar a comunidade internacional e os líderes mundiais a agirem em prol da paz, da justiça e do respeito aos direitos fundamentais, evidenciando a necessidade urgente de soluções efetivas para os conflitos e crises humanitárias que afligem tantas populações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo