Escola cearense é finalista no Prêmio Melhores Escolas do Mundo por projeto de apoio à saúde mental dos alunos

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, localizada em Carnaubal, no Ceará, está entre as finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo, conhecido como World’s Best School Prizes. A escola foi reconhecida na categoria “Apoiando vidas saudáveis” pelo projeto “Adote um Estudante”, que visa promover a saúde mental dos alunos.

A ideia para o projeto surgiu após o retorno ao modelo presencial de ensino, no contexto pós-pandemia. Os professores diretores de turma observaram que muitos alunos estavam enfrentando problemas como ansiedade, transtorno de depressão, automutilação, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e socialização. Diante desse cenário preocupante, o professor de educação física Guilherme Barroso, que também atua como diretor de turma na escola, propôs a criação de um projeto que contasse com o apoio de psicólogos voluntários de diferentes partes do país.

Dessa forma, os profissionais atendem os alunos via Google Meet, oferecendo assistência psicológica individual. Além disso, o projeto também oferece atividades esportivas e oficinas de teatro, dança, pintura e crochê. A proposta busca trabalhar não apenas a saúde mental dos estudantes, mas também promover o desenvolvimento de habilidades artísticas e esportivas.

O Prêmio Melhores Escolas do Mundo foi criado em 2022 e conta com cinco categorias: ação ambiental, inovação, superação de adversidades, colaboração comunitária e apoiando vidas saudáveis. Em cada categoria, três escolas foram selecionadas como finalistas. Os vencedores de cada categoria serão escolhidos por uma academia de juízes especializados e anunciados em novembro. Cada escola premiada receberá um prêmio de 50 mil dólares, aproximadamente 250 mil reais.

Além da Escola Joaquim Bastos Gonçalves, a rede estadual de ensino do Ceará também contou com a participação da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jaime Tomaz de Aquino, localizada em Beberibe. Essa escola ficou entre as dez melhores na categoria “Ação ambiental”. Desde sua construção em 2019, a escola aderiu ao Programa Selo Escola Sustentável, promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, visando ampliar a consciência sobre as questões ecológicas no ambiente escolar.

O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e conta com o apoio da Fundação Lemann. Seu objetivo é compartilhar boas práticas educacionais que estejam transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Nesta edição, o prêmio teve a participação de 108 países.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo