Prefeitura de Fortaleza lança programa Pedala Mais com objetivo de dobrar o número de ciclistas na cidade em 10 anos

A Prefeitura de Fortaleza está empenhada em tornar a cidade mais sustentável e melhorar a mobilidade urbana. Neste Dia Mundial Sem Carro, comemorado anualmente em 22 de setembro, destacam-se as ações da Prefeitura para incentivar o uso de outros meios de transporte, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e a diminuição do impacto ambiental decorrente do uso diário de veículos individuais.

Além dos investimentos no transporte coletivo, como aprimoramento da frota de ônibus e a implementação do passe livre estudantil, a cidade contará com um programa chamado Pedala Mais, que tem como meta dobrar o número de ciclistas nos próximos 10 anos. O objetivo é aumentar de 5% para 10% os deslocamentos diários por bicicleta na capital cearense.

A primeira etapa do programa Pedala Mais já começou, com a manutenção da malha cicloviária da Avenida Bezerra de Menezes. A obra, realizada em parceria entre a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), deve ser concluída em três meses e tem como principal objetivo trazer mais segurança aos ciclistas.

A cidade de Fortaleza possui atualmente 426,1 km de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas ou passeios compartilhados, sendo a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária. A meta é alcançar a marca de 600 quilômetros de infraestrutura cicloviária até junho de 2026. Além disso, o programa Bicicletar, um dos maiores sistemas de bicicletas compartilhadas do Brasil, conta com 193 estações Bicicletar Adulto, 12 do Mini Bicicletar e 16 do Bicicletar Corporativo, oferecendo um total de cerca de 1.300 bicicletas.

Em relação ao transporte público, a frota de ônibus coletivos da cidade já conta com aproximadamente 90% dos veículos adequados aos padrões de emissões Euro 5 e Euro 6, consideradas mais sustentáveis. Essa adequação contribui para a redução dos impactos ambientais causados pelo transporte e para a melhoria da qualidade do ar. Além disso, cada ônibus tem a capacidade de retirar até 50 carros das vias, melhorando a fluidez e a mobilidade urbana.

Outra medida importante é a implantação do passe livre estudantil, previsto para ser implementado ainda em 2023. Serão contemplados os estudantes da rede pública municipal de ensino, da rede pública estadual, da rede privada e também do ensino superior. Todos que têm direito à carteira estudantil terão direito a duas passagens gratuitas a cada dia útil, beneficiando aproximadamente 340 mil pessoas.

Com todas essas ações, a Prefeitura de Fortaleza busca proporcionar uma cidade mais sustentável, com melhor qualidade de vida para os seus habitantes e uma mobilidade urbana mais eficiente. As iniciativas buscam incentivar o uso de outros modais de transporte, como a bicicleta e o transporte público, contribuindo para a redução do número de veículos individuais nas ruas e para a diminuição dos impactos ambientais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo