Inep anuncia possibilidade de remarcação do Enem para inscritos a mais de 30km do local de prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (30) que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que moram a mais de 30 quilômetros de distância do local de prova poderão realizar a avaliação em outra data, nos dias 12 e 13 de dezembro. Essa medida busca garantir a igualdade de condições entre os participantes e a comparabilidade das notas, como justifica o Inep em nota.

Na última semana, os estudantes tiveram acesso aos locais onde realizarão as provas do Enem 2023. Porém, alguns reclamaram que os locais ficaram muito distantes de suas residências, o que pode levar a desistências de realizar a prova este ano.

Conforme as normas do Inep, os participantes devem ser alocados a uma distância de, no máximo, 30 km do endereço informado na inscrição. Para aqueles que se encontram em situação de distância maior do que essa, será disponibilizado um espaço na Página do Participante para que possam solicitar a prova em outra data. O sistema ficará aberto para receber essas solicitações entre os dias 13 e 17 de novembro.

De acordo com o Inep, esse caso de estudantes alocados a mais de 30 km de sua residência é restrito a cerca de 50 mil inscritos, representando aproximadamente 1% do total de candidatos. Esses casos estão concentrados principalmente em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O Enem 2023 ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro e suas notas poderão ser utilizadas para concorrer a vagas no ensino superior público, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Portanto, o Inep está tomando medidas necessárias para garantir que todos os participantes do Enem tenham as mesmas oportunidades, mesmo que morem distantes dos locais de prova.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo