Polícia Federal desarticula rede terrorista em operação no Brasil e investiga possível recrutamento de brasileiros para atos extremistas.

A Polícia Federal está empenhada em investigar a possibilidade de uma rede terrorista buscar se estabelecer no Brasil. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que a Operação Trapiche foi deflagrada com o objetivo de interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para atos extremistas no país. A operação resultou na execução de dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.

Flávio Dino enfatizou que a investigação ainda está em curso e não há confirmação, mas a seriedade do trabalho do governo federal para desarticular no Brasil eventuais redes internacionais voltadas ao terrorismo. Ele assegurou que assim que for possível, a Polícia Federal divulgará os detalhes sobre essa investigação.

Além disso, o ministro abordou a questão da segurança nas escolas, relacionando atos violentos nas unidades escolares com a proliferação dos discursos de ódio. Ele destacou a importância das ações de combate à disseminação de discursos extremistas entre adolescentes e jovens adultos.

Dino também discorreu sobre o papel das Forças Armadas na Garantia de Lei e da Ordem (GLO) para atuar em áreas federais contra o tráfico de drogas. Ele saudou as Forças por sua rápida mobilização e ressaltou a importância da desarticulação das redes criminosas e do aumento do custo da movimentação das engrenagens do crime.

O ministro também divulgou o site “De Boa nas Redes”, lançado pelo Ministério da Justiça, como um recurso para as famílias protegerem crianças e adolescentes contra a exposição a conteúdo nocivo online. Ele enfatizou que o combate aos crimes cibernéticos é prioritário para o governo e que a ação preventiva é fundamental diante da ameaça iminente.

Dino também destacou os resultados já obtidos pela GLO, incluindo a apreensão de 1,6 tonelada de cocaína no porto de Vitória, no Espírito Santo. Ele reconheceu a eficácia da atuação das Forças Armadas na desarticulação do tráfico de drogas e na redução da movimentação das redes criminosas.

O trabalho conjunto da Polícia Federal, Ministério da Justiça e Forças Armadas reflete o compromisso do governo brasileiro em combater diversas ameaças à segurança interna, desde o terrorismo até o tráfico de drogas, visando garantir a segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo