Professor e escritor negro debate sobre representatividade e anti-opressão em série da EBC

O Brasil é um país com uma rica diversidade cultural e étnica, e a nova série “Brasil Negro – Consciências de um país em construção”, produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vem para destacar personalidades negras com importante papel na formação, difusão, luta e protagonismo das culturas e identidades negras do país.

Uma dessas personalidades é o professor Francisco Leite, que atua na área da ciência da comunicação e é autor de livros que contribuem para pensar as questões da comunicação e anti opressão de gênero e sexualidade. Em uma entrevista, ele compartilhou suas experiências e desafios como homem negro, nascido em Pernambuco e filho de mãe retirante.

Em suas próprias palavras, Francisco destacou as dificuldades que enfrenta em certos contextos, onde é frequentemente confundido com um funcionário da segurança, em vez de ser reconhecido como alguém que está organizando eventos e palestras. Ele ressalta a importância de combater a discriminação racial e mostrar o poder, expressividade e prestígio que cargos como o seu possuem.

Além de Francisco, a jornalista e coordenadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Nilza Valéria Zacarias, também compartilhou suas ideias e experiências na série. Ela ressaltou a importância de o Estado proteger as liberdades individuais, incluindo a escolha de religiosidade, sem jamais interferir nessa escolha.

A série “Brasil Negro – Consciências de um país em construção” é uma oportunidade de dar visibilidade e reconhecimento a figuras importantes da comunidade negra no Brasil. Um dos objetivos é mostrar o papel fundamental dessas personalidades na formação e valorização das culturas e identidades negras, e a série estará disponível nas redes dos veículos da EBC.

Por meio dessas histórias, a série busca contribuir para o entendimento e o respeito em relação às questões raciais no Brasil, promovendo a valorização e o reconhecimento da diversidade presente no país. É uma oportunidade de refletir sobre a importância da representatividade e da luta contra a discriminação racial, além de celebrar as conquistas e contribuições das personalidades negras para a sociedade brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo