Parceria entre SSPDS e SESA renova termo de cooperação para ampliar captação e transplante de córneas no Ceará

Na última quinta-feira, 29 de dezembro de 2023, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) renovou o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) visando aprimorar o processo de captação de córneas no estado. A parceria, que está em vigor desde 2016, tem como objetivo promover celeridade e eficiência na captação de córneas, ampliando as captações e diminuindo o tempo de espera na fila de transplantes.

Desde o início das captações na Pefoce em 2016, o Instituto Banco de Olhos do Ceará (Iboc) recebeu 7.200 córneas até o mês de novembro de 2023, zerando a fila de espera já no primeiro ano de parceria. Além disso, o Ceará disponibiliza córneas para outros estados, enviando cerca de 30% de toda captação mensal, estabelecendo um modelo de referência para todo o país.

Com a renovação do termo, será possível aperfeiçoar o que já existe e também ampliar o mapa de atuação do banco, com a possibilidade de expansão para o núcleo da Pefoce em Itapipoca, localizado no interior do estado. Além da captação realizada na sede da Pefoce, em Fortaleza, a mesma também acontecerá nos núcleos de Juazeiro do Norte e Sobral.

O secretário da SSPDS, Samuel Elanio, ressaltou a importância do aprimoramento do processo de doação do tecido no Ceará, visando facilitar o intercâmbio tanto de informações como para viabilizar a doação de córneas para as áreas da saúde, algo no qual o estado continua sendo pioneiro.

A renovação da parceria entre a SSPDS, por meio da Pefoce, e da Sesa, por meio do Iboc, com a atividade de captações, traz muitos benefícios para a população cearense, de acordo com o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres. Ele destacou as revisões jurídicas para garantir segurança jurídica nas doações e transplantes.

O processo de autorização para a captação de córneas será realizado pela Pefoce por intermédio da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), garantindo o devido respeito aos procedimentos legais e éticos. Além disso, a Central de Transplantes da Sesa coordenará as atividades relacionadas à captação e distribuição de córneas.

Com a renovação desse acordo, será possível continuar otimizando o processo de captação de córneas no estado do Ceará e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação desse tecido, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida daqueles que aguardam por transplantes oftalmológicos.

As fotos do evento podem ser encontradas no site do Ceará, mostrando a importância e o impacto positivo dessa parceria para a população. O trabalho conjunto entre a SSPDS, Pefoce, e Sesa tem sido fundamental para a melhoria do sistema de doação de córneas no estado, beneficiando numerosos pacientes que aguardam por transplantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo