Exposição “Encantarias Cariri” reúne 28 retratos de mestres e mestras da cultura do Cariri cearense no Centro Cultural do Cariri

A exposição “Encantarias Cariri” traz fotografias de Samuel Macedo e é fruto de uma longa convivência do fotógrafo com os mestres e mestras da cultura do Cariri cearense, tornando-se a primeira exposição individual do artista. A curadoria é feita por Bitu Cassundé e Fabiana Barbosa, que selecionaram um total de 28 retratos para compor a mostra, que ficará aberta ao público até fevereiro. As imagens retratam a vida e o ofício dos detentores de saberes locais e procuram transmitir a beleza das maestrias que compõem o Cariri.

A abertura da exposição ocorreu durante o XV Encontro Mestres do Mundo, realizado pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, como parte da celebração dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. Os retratos são resultado de uma aproximação de Samuel Macedo com as pessoas que integram as manifestações da cultura de tradição popular da região, onde desenvolveu uma relação de amizade e cuidado. A mostra apresenta os saberes e encantarias do território, transmitindo a beleza e o talento dos mestres e mestras do Cariri cearense.

Segundo Bitu Cassundé, o fotógrafo utiliza um método de registro alicerçado no respeito, convivência e afetuosidade, resultando em imagens que vão além dos retratos, transbordando amor e intimidade. Já Fabiana Barbosa destaca que a exposição é um registro do olhar de encantamento de Samuel Macedo ao encontrar-se com os mestres e mestras da cultura do Cariri, nos seus terreiros, casas e oficinas. Também ressalta que a mostra tende a crescer ainda mais com outros encontros a serem registrados pelo olhar do fotógrafo.

O Centro Cultural do Cariri, local que abriga a exposição, foi inaugurado em 2022 e é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aberto aos processos de experimentação e intercâmbio. O equipamento atende toda a região do Cariri cearense e conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil m², possibilitando a realização de diversas atividades culturais, como a exposição “Encantarias Cariri” de Samuel Macedo.

A exposição fica aberta para visitação gratuita até fevereiro, nas quintas e sextas, das 15h30 às 18h30, e sábados e domingos, das 9h às 19h30. Com classificação indicativa livre, o público tem a oportunidade de apreciar os retratos que destacam a cultura e a tradição do Cariri cearense, retratadas com sensibilidade e beleza por Samuel Macedo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo