Ouvidoria do Estado registra quase 77 mil manifestações em 2023, com Cagece e Sesa liderando as buscas

No ano de 2023, o serviço de Ouvidoria do Estado do Ceará registrou um total de 76.794 manifestações, sendo 44.531 reclamações, 14.558 solicitações, 9.159 denúncias, 7.282 elogios e 1.264 sugestões. Esses números refletem a importância desse canal de comunicação entre os cidadãos e o governo do estado, que visa promover a transparência e a participação da população na gestão pública.

Entre os órgãos e secretarias mais procurados pelos cidadãos estão a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com 16.119 manifestações, e a Secretaria da Saúde (Sesa), com 14.821 manifestações. Isso demonstra a relevância desses serviços públicos para a população, assim como a necessidade de um canal eficiente para o recebimento de feedback e demandas dos cidadãos.

Além disso, o tempo médio de resposta aos cidadãos foi de nove dias, com 72.056 manifestações respondidas dentro do prazo estabelecido, o que representa cerca de 93,83% do total. Esse dado evidencia o compromisso dos órgãos e secretarias em fornecer um retorno ágil e eficiente às manifestações da população.

Uma pesquisa de satisfação realizada junto aos usuários indicou uma média geral de 63% de satisfação com o serviço prestado ao longo do ano de 2023. Esse dado é relevante, pois demonstra a percepção dos cidadãos em relação à qualidade do atendimento recebido e a eficácia das respostas fornecidas.

Em resumo, os números apresentados refletem o papel fundamental da Ouvidoria do Estado do Ceará como um canal de diálogo entre a população e o governo, permitindo que as demandas e preocupações dos cidadãos sejam ouvidas e atendidas. O alto volume de manifestações registradas e o índice de satisfação demonstram a relevância e a eficácia desse serviço público, evidenciando a importância da transparência e participação da sociedade na gestão pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo