Exposição “Festa, Baia, Gira, Cura” encerra neste domingo, após sucesso de público no Museu da Cultura Cearense.

Encerramento de Exposição de Cultura Afroindígena no Ceará

O Museu da Cultura Cearense (MCC), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), encerra neste domingo (11) a exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”. A mostra, que tem como destaque as religiões de matrizes afroindígenas no Ceará, teve início em setembro de 2023 e já recebeu quase 25 mil visitantes.

Realizada em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a exposição é fruto de 20 anos de pesquisa do antropólogo Jean dos Anjos e tem como objetivo imergir o público na história das festas da umbanda e do candomblé no estado, com ênfase no terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àse Ojú Oya, localizado no bairro Bom Jardim, que celebra 40 anos de atuação em 2024.

A mostra reúne fotografias, documentos, imagens, esculturas, indumentárias, instalações, mural e intervenções artísticas. Além disso, a exposição convida o público a conhecer mais sobre o universo das religiões de matriz afroindígena, proporcionando visibilidade a uma cultura muitas vezes invisibilizada.

Dividida em quatro núcleos, a exposição destaca a riqueza da cultura dos terreiros, bem como a resistência dos povos na busca pela preservação da memória da umbanda e do candomblé, e combate ao racismo religioso. A mostra é uma oportunidade para aqueles que desejam se aprofundar em questões culturais e religiosas pouco exploradas.

O artista Jean dos Anjos, antropólogo, fotógrafo e macumbeiro, é o responsável pela exposição, que conta com curadoria de Marília Oliveira, doutoranda em Artes Visuais, e Rafael Escócio, pesquisador e curador, ambos com vasta experiência na área cultural.

A exposição “Festa, Baia, Gira, Cura” estará aberta para visitação até o domingo, das 14h às 18h, com entrada gratuita. O MCC fica localizado na Rua Dragão do Mar, 81, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3488-8624 ou no site http://www.dragaodomar.org.br. Se você ainda não teve a oportunidade de conferir essa imersiva exposição, não perca a chance de visitá-la antes do encerramento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo