Novo PAC Seleções destina investimentos para cultura e patrimônios cearenses, beneficiando 15 equipamentos e 4 projetos de recuperação.

A cultura cearense recebeu uma importante conquista com o anúncio do Novo PAC Seleções, que selecionou o Ceará para receber 15 equipamentos culturais, conhecidos como os novos CEUs, e quatro projetos de engenharia para a recuperação de patrimônios culturais. O resultado de 16 das 27 modalidades do programa foi divulgado pelo Governo Federal na última quinta-feira (7).

Os CEUs da cultura serão construídos em diversos municípios cearenses, com prioridade para áreas de periferia e vulnerabilidade social. Além disso, quatro projetos de recuperação de espaços culturais em Barbalha, Fortaleza, Sobral e Viçosa do Ceará também foram selecionados para receber investimentos.

Em Barbalha, o investimento será destinado ao projeto de restauro do Museu da Festa do Pau Bandeira. Já em Fortaleza, o recurso será utilizado para o projeto de restauro do Theatro José de Alencar. Em Sobral, o investimento será para o projeto de estruturação dos Sítios Arqueológicos da Pedra de Andorinha, e em Viçosa do Ceará, para o projeto de restauro do Conjunto de Edificações Culturais. Importante ressaltar que, neste momento, o investimento é para o projeto de restauro e não para a obra em si.

O Novo PAC Seleções prevê um investimento de R$ 23 bilhões em empreendimentos e obras nos eixos de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva. Dos 184 municípios cearenses, 149 foram selecionados para receber recursos do programa, contemplando também iniciativas de educação, saúde e esporte.

Com a seleção de propostas para novas Escolas de Tempo Integral, creches, unidades básicas de saúde e espaços esportivos, o Ceará demonstra mais uma vez o compromisso com o desenvolvimento cultural e social do estado. O Novo PAC Seleções representa um importante impulso para a cultura e a infraestrutura social do estado, contribuindo para o fortalecimento e democratização do acesso à cultura no Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo