Com essa integração, os cidadãos poderão ir até os pontos de coleta instalados nas casas lotéricas para realizar as operações bancárias da Caixa, enquanto os clientes da Caixa terão acesso a atendimentos presenciais ou virtuais realizados por funcionários do banco nas unidades dos Correios. Dentre os serviços que poderão ser realizados por videoconferência estão a atualização cadastral, desbloqueio de senhas, consulta e autorização de saque de benefícios sociais, além de orientações sobre temas como abono salarial, seguro-desemprego, FGTS e INSS.
Essa parceria já estava em fase de teste desde março em uma agência postal no município de Peixe-Boi (PA) e, segundo Carlos Vieira, presidente da Caixa, a expectativa é que até o final do ano todos os pontos dos Correios possam oferecer serviços bancários da instituição financeira. A meta é priorizar as localidades que não possuem agências da Caixa, expandindo assim o acesso a esses serviços.
Além disso, o acordo entre as duas empresas prevê o compartilhamento de imóveis, visando não só ampliar a cobertura presencial, mas também auxiliar na recuperação e modernização de propriedades da União. A iniciativa tem potencial de facilitar o acesso a serviços bancários para a população, tornando mais prática e eficiente a realização de operações financeiras do dia a dia.