Caixa Econômica e Correios firmam parceria para oferecer serviços como PIS, FGTS e seguro-desemprego em unidades compartilhadas

As unidades dos Correios passarão a oferecer, além dos serviços tradicionais de postagem e entrega de encomendas, a possibilidade de realizar operações bancárias da Caixa Econômica Federal, como o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e o seguro-desemprego. Essa parceria entre as duas estatais foi anunciada nesta segunda-feira (25), com a assinatura do acordo pelos presidentes da Caixa, Carlos Vieira, e dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Com essa integração, os cidadãos poderão ir até os pontos de coleta instalados nas casas lotéricas para realizar as operações bancárias da Caixa, enquanto os clientes da Caixa terão acesso a atendimentos presenciais ou virtuais realizados por funcionários do banco nas unidades dos Correios. Dentre os serviços que poderão ser realizados por videoconferência estão a atualização cadastral, desbloqueio de senhas, consulta e autorização de saque de benefícios sociais, além de orientações sobre temas como abono salarial, seguro-desemprego, FGTS e INSS.

Essa parceria já estava em fase de teste desde março em uma agência postal no município de Peixe-Boi (PA) e, segundo Carlos Vieira, presidente da Caixa, a expectativa é que até o final do ano todos os pontos dos Correios possam oferecer serviços bancários da instituição financeira. A meta é priorizar as localidades que não possuem agências da Caixa, expandindo assim o acesso a esses serviços.

Além disso, o acordo entre as duas empresas prevê o compartilhamento de imóveis, visando não só ampliar a cobertura presencial, mas também auxiliar na recuperação e modernização de propriedades da União. A iniciativa tem potencial de facilitar o acesso a serviços bancários para a população, tornando mais prática e eficiente a realização de operações financeiras do dia a dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo