Presidente do TSE suspende julgamento de cassação de mandato de senador por abuso de poder econômico em SC; 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, decidiu suspender o julgamento do recurso que solicita a cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). A Corte está analisando o recurso apresentado pela coligação Bora Trabalhar, formada pelos partidos Patriota, União Brasil e PSD, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, que rejeitou a acusação de abuso de poder econômico cometida por Seif nas eleições de 2022. A retomada do julgamento foi marcada para o dia 16 de abril.

A coligação acusa o senador Jorge Seif Júnior e seus suplentes, Hermes Klann e Adrian Rogers Censi, de abuso de poder econômico durante as eleições. Além disso, a ação também envolve os empresários Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, ex-presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SC).

De acordo com a coligação, Seif teria utilizado aeronaves da Havan de forma irregular para se locomover no estado e participar de eventos de campanha, além de ter utilizado a estrutura material e pessoal das lojas Havan para promover sua campanha e financiar ilegalmente a propaganda durante um evento no município.

Durante a sessão desta quinta-feira, o Ministério Público Eleitoral se manifestou a favor da cassação da chapa e da realização de novas eleições. O vice-procurador Alexandre Espinosa destacou que houve evidências de abuso de poder econômico, apesar do TRE ter considerado que não houve gravidade nas condutas de Seif. Espinosa ressaltou o uso de aeronaves da Havan para fins eleitorais e a presença constante de Luciano Hang nos eventos de campanha do senador.

A defesa de Seif afirmou que não foram apresentadas provas concretas que comprovassem o abuso de poder econômico. A advogada Maria Claudia Bucchianeri argumentou que não houve uso de aeronaves corporativas e que a divulgação da agenda de Hang pela Havan é um procedimento comum. A decisão final sobre o caso será tomada após a retomada do julgamento no próximo mês.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo