Presidente Lula está estável após cirurgia no quadril e segue em recuperação no Hospital Sírio-Libanês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a tarde estável, conforme boletim médico divulgado na noite deste sábado (30) pelo Hospital Sírio-Libanês, onde está internado em Brasília. Nessa sexta-feira (29), Lula foi submetido a cirurgia para restauração da articulação do quadril direito.

De acordo com o hospital, Lula continua internado em apartamento sob os cuidados das equipes médicas. Roberto Kalil Filho, médico que acompanha o presidente há vários anos, Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República, e o ortopedista Giancarlo Cavalli Polesello, especialista responsável pela cirurgia, são alguns dos profissionais que estão cuidando do presidente.

O boletim médico anterior informou que Lula realizou sessões de fisioterapia. Durante uma coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira, a equipe médica informou que a cirurgia foi bem-sucedida e sem intercorrências. No processo de recuperação, era previsto que Lula ficasse em pé e caminhasse nesses primeiros dias pós-cirurgia, com o auxílio de andador e muletas.

Além do procedimento ortopédico, Lula também passou por uma blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele na região da pálpebra. Essa cirurgia não foi informada previamente, já que dependia do sucesso da operação no quadril.

Lula sofria de artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, o que causava dores e limitações de movimento. A cirurgia consistiu na colocação de próteses para restaurar a capacidade de articulação e movimentação da perna e do quadril. A expectativa é que Lula permaneça internado no hospital até a próxima segunda ou terça-feira, dependendo da evolução da recuperação pós-cirúrgica.

O presidente deve sentir algumas dores da operação por até duas semanas, mas os médicos afirmam que em cerca de seis semanas ele já estará em plenas condições de retomar uma agenda intensa, inclusive com viagens. Seus próximos compromissos internacionais incluem a participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e uma visita à Alemanha, em dezembro.

Após receber alta hospitalar, Lula irá para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde continuará despachando e realizará sessões de fisioterapia e exercícios específicos nas próximas semanas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo