Fidúcia nega vazamento de dados de chaves Pix e bloqueia cliente suspeito, informa Banco Central

O Banco Central (BC) acusou a Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada de permitir a violação de dados de mais de 46 mil chaves Pix. No entanto, a instituição financeira negou veementemente que os dados tenham vazado, alegando que um cliente fez uma solicitação em grande escala, mas foi prontamente bloqueado antes que qualquer informação sensível fosse comprometida.

Em comunicado à imprensa, a Fidúcia afirmou que não houve vazamento de dados bancários, informações cadastrais ou chaves Pix. O incidente ocorreu devido a um pedido incomum de um único cliente, que usou uma base de dados proprietária para fazer consultas. No entanto, essa atividade suspeita foi detectada e bloqueada rapidamente pelo provedor tecnológico da empresa.

A instituição financeira ressaltou que nenhum cliente foi prejudicado com movimentações financeiras indevidas e que nenhum saldo foi alterado. O próprio BC confirmou que o incidente não resultou em transferências de dinheiro. Para prevenir futuras consultas indevidas, a Fidúcia adotou medidas preventivas em conformidade com as diretrizes do Banco Central, incluindo a ocultação parcial de dados das chaves Pix.

O BC relatou que 46.093 chaves Pix cadastradas na Fidúcia tiveram seus dados cadastrais expostos. No entanto, a autoridade monetária assegurou que informações sensíveis, como senhas, saldo financeiro e detalhes de movimentações, não foram comprometidas. Este incidente representa o sexto vazamento de chaves Pix desde o lançamento do sistema de transferências instantâneas em novembro de 2020.

A Fidúcia destacou seu compromisso em proteger a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes, reforçando que está em conformidade com as normas regulatórias estabelecidas pelo Banco Central. A empresa está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades para garantir a integridade de seu sistema e prevenir futuras brechas de segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo