Cogerh registra 25 açudes sangrando no Ceará, com 11 reservatórios acima de 90% de capacidade total em março de 2024.

No último dia 22 de março de 2024, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou que 25 açudes no Ceará estão atualmente sangrando. Essa informação mostra a situação positiva de reservas hídricas no estado, com outros onze reservatórios também registrando mais de 90% de sua capacidade total.

Entre os açudes que atingiram o limite máximo, destacam-se o Itapajé, o Batalhão em Crateús e o Missi em Miraíma. Com esses dados, o acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh chegou a 43% da capacidade, um aumento significativo em relação ao início da quadra chuvosa, quando esse percentual era de 37%.

As recentes precipitações também beneficiaram a bacia do Curu, que alcançou 40% da capacidade total de acumulação. Por outro lado, as regiões hidrográficas do Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús ainda estão em alerta, com volumes abaixo de 30% da capacidade. Além disso, outros 43 açudes no estado apresentam volumes abaixo dos 30%.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, localizadas no norte do Ceará, são as mais confortáveis em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação em cada uma delas. A lista de açudes que estão vertendo inclui Missi, Itapajé, Batalhão, Frios, Jerimum, Diamantino II, São Domingos, Sobral, Quandú, Acaraú Mirim, Arrebita, Caldeirões, Cauhipe, Forquilha, Gerardo Atimbone, Germinal, Itaúna, Patos, Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Aracatiaçu, São Pedro Timbaúba, São Vicente, Tucunduba, Tijuquinha e Gangorra.

Esses números positivos são reflexo das últimas chuvas no estado e trazem alívio para a situação de escassez de água enfrentada nos anos anteriores. A recuperação dos reservatórios é fundamental para a garantia de abastecimento e para o desenvolvimento sustentável da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo